quarta-feira, 7 de junho de 2017

Dicas para Organizar sua Vida Financeira


Uma das primeiras coisas, quando começamos a trabalhar e ganhamos salário fixo é tentar organizar as finanças para conseguir criar planos, aproveitar bem o dinheiro e estar com nossas contas sempre em dia. Como comecei a trabalhar tem uns três meses, venho pesquisando muito de como organizar as finanças, para que eu consiga guardar na poupança e ainda conseguir comprar coisas que eu quero e utilizar para o lazer. Claro que, organizar dinheiro não se aplica somente a quem trabalha fixo, mas as vezes ganhamos dinheiro dos nossos pais e nunca sabemos o destino dele, gasta rápido e com coisas fúteis. Portanto, essas dicas que trouxe aqui é o jeito que achei de me manter controlada e claro satisfeita, porque o que adianta ganharmos nossos salários e não comprar coisas que queremos e que nos faz bem ?


1. Quanto ganha e quanto pode gastar!

Algo simples, mas muito verídico, porque as vezes as pessoas gastam mais do que o próprio salário, por exemplo. E são essa pessoas que muitas vezes estão super endividadas com cartões e mais cartões. E quando você sabe e reconhece que não pode gastar mais do que ganha, nunca na vida você vai ultrapassar e estourar o seu orçamento. Algo que sempre penso é, se passar do valor que posso gastar, a poupança vai sofrer, porque é muito melhor quitar o valor do que ficar entrando juros nos cartões de crédito e dever fortuna e com isso você se sensibiliza, porque se mexer na poupança, você vai abri mão de algum plano no futuro, um intercâmbio, por exemplo.

2. Utilize alguma ferramenta para controlar!

Para organizar todas as suas finanças é super necessário utilizar alguma ferramenta que seja eficaz para você e que de certa forma seja de fácil acesso e manuseio. Afinal, você precisa controlar os seus ganhos extras, contas e tudo mais.
Eu, particularmente, sou uma pessoa de papel e caneta, então tenho um bloco de notas que anoto tudo e faço o controle mensal de tudo que entra e sai. Mas, você pode utilizar planilhas, existem vários modelos na internet e que pode ser baixada de graça, assim como pode usar aplicativos no celular também, mas você precisa saber todo o destino do seu dinheiro.

3. Separe o dinheiro e dê prioridades!

Precisamos sempre separar o dinheiro para cada coisa, para que de certa forma ele possa render e claro ao separar dê prioridades, gaste com coisas que realmente são necessárias, se sobrar algum pouco depois você pode gastar com algo "fútil", é o que sempre faço.

4. Faça planos com o seu dinheiro!

É uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma sensação muito prazerosa, quando você passa a ganhar o seu próprio dinheiro. No meu caso, eu fico muito feliz, porque sempre tive essa vontade de ser independente e não pedir dinheiro para minha mãe para compra as minhas coisas é um grande alivio. Porém, é a época que nos permite ter bastante responsabilidade, pois é quando o interesse de consumir as coisas é maior. Portanto, muitas vezes é capaz de gastar o dinheiro e sem saber para onde ele foi. Com isso, levem essas dicas muito valiosas para vida, dê prioridades , faça planos, organize-se, se não deu para comprar algo no mês que você queria, junte o dinheiro , espere e compre mês que vem, mas não se endivide e tenha paciência, você não vai deixar de comprar coisas que você quer. Enfim, o mais importante, separe uma quantia na sua poupança, para que você possa investir em algo grandioso futuramente. Ou simplesmente, economizar para investir em algum produto/ serviço que você tanto quer e que valha a pena o seu dinheiro.




Desse jeito, espero muito que ajude vocês a começar a controlar a vida financeira organizada, porque é com essas dicas que eu consigo ter uma vida financeira maravilhosa e tranquila. Se vocês gostam desse assunto, deixa aqui nos comentários para que possa trazer mais posts com essa temática. E não esquece de deixar o seu comentário, ele é muito valioso para mim.


Beijos e até o próximo post...




5 comentários:

  1. Eu nem trabalho ainda mas já to na parte de fazer vários planos com o dinheiro que ganhar quando conseguir um emprego, rs.Adorei as dicas, eu quero baixar um app depois para organizar a vida financeira.
    madrugadaestrelada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É tão bom encontrar publicações assim!
    Sou formada em finanças e ver blogs trazendo um assunto tão importante me enche de alegria.
    Adorei as suas dicas! <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e o blog! Eu ainda não trabalho, mas pretendo começar em breve, então já vou me acostumando com essas dicas pra poder botar elas em prática depois. ^^
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  4. Minha linda, excelentes dicas. É muito bom se organizar e ver o que pode gastar para não ficar no final do mês devendo ninguém. Bom poder programar aquela viagem e ir economizando para poder fazer o que gosta.
    beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  5. ola! que dicas maravilhosas! eu sempre tento manter tudo organizadinho...

    www.eialice.com

    ResponderExcluir